Você Entende o que você Lê?
Olá,
Sabe aquele momento, quando compramos algum tipo de objeto ou eletrodoméstico. Alegres e eufóricos não vemos a hora de chegar em casa e abrir a embalagem para enfim desfrutar dos benefícios da compra realizada. Só que, 90% das coisas que compramos, possuem algo “além da embalagem”, algo chamado Manual de Instruções, certo?
Quando abrimos a embalagem do objeto que compramos, não pensamos em lê o Manual, pois o que queremos mesmo é usar (acreditamos que não há necessidade de lê algo quando já se sabe usar), ou talvez, possamos achar meio complicado ler aquelas letras miúdas, enfim... Achamos desnecessário.
Em minha infância, me deliciava tomando Iogurte, Danone... (Essas coisas que tem escrito em cima: Agite antes de bebê – obs. Ainda hoje gosto muito de tomar rsrs.) E quando eu comprava, ficava com dúvidas sobre aquele texto pequeno na embalagem: “Agite antes de beber”.
Como assim? Tenho que ficar agitado para poder tomar o iogurte?
Veja outro exemplo de má interpretação (por não entendermos o que lemos):
Já ouviu alguém falar: “Quem não tem cão, caça com gato?”
O correto desse ditado não é “com gato”, e sim “como o gato”
Segundo o especialista Reinaldo Pimenta, que já escreveu um livro sobre o assunto, Quem não tem cão, caça com gato” – É um ditado com duas versões. A primeira interpreta o ditado ao pé da letra. Ou seja, quando você não tem cachorro, leva mesmo um gato para caçar. A segunda teoria é que, na verdade, o ditado correto seria: “Quem não tem cão, caça como gato”. Sendo assim, se você não tem um cão para encurralar a caça, você tem que caçar de uma maneira sorrateira, astuciosa, como um gato faz.
(Fonte: gshow.globo.com)
Outro ditado, bem popular aqui na região Nordeste: “Cagado e cuspido” ou “Cuspido e escarrado”
Esse é fogo, ah esse está totalmente errado. O correto é “Esculpido em Carrara”
Carrara é um mármore italiano, muito usado para fazer estátuas e bustos. Estas esculturas ficavam muito parecidas com a pessoa em questão, e por isso, quando duas pessoas eram muito parecidas, dizia-se que uma parecia ter sido "esculpida em carrara".
(Fonte: www.dicionarioinformal.com.br)
Você já se sentiu incentivado e motivado quando ouviu: “Quem tem boca vai à Roma?”
Talvez isso até que encaixaria em um ditado, se pudesse ser dito também pelos Romanos que também têm boca. A expressão correta seria: “Quem tem boca, Vaia Roma”
Expressão que significa que a pessoa deve se comunicar para atingir seus objetivos. É empregada erroneamente, pois o correto seria dizer "quem tem boca vaia (do verbo vaiar) Roma"
(www.dicionarioinformal.com.br)
Muito embora ambos sentidos (forma correta e errada de se expressar os ditados populares) expressem algo relacionado a alguma ação a ser tomada, podemos considerar corretas tanto uma quanto outra colocações, ou seja como são usados como ditos populares, não há motivos para debatermos essa questão.
Mas quando tratamos de “LÊ” , não podemos “apenas” interpretar da maneira que acharmos ser “a maneira correta” e pronto.
Uma vez passei por uma situação vergonhosa por não ter lido, ou melhor eu até que não precisava ler no momento, pois eu já sabia do que se tratava, mas não lembrei do que li antes (por isso é bom praticar a leitura constantemente). Aqui em minha região, usamos a voltagem 230 volts, trabalho com computadores e a maioria deles já possuem a voltagem ideal para nossa região, porém alguns não e temos que usar estabilizadores de energia. Peguei um computador (ou foi uma impressora, não me lembro agora) e liguei-o diretamente na tomada como de costume e, de repente começa a subir um mal cheiro de fumaça e eu corro pra ver do que se tratava e o cheiro vinha justamente do aparelho que liguei. Retiro da tomada e o que tem escrito na fonte? 110 volts.
Muitos erros que cometemos, não acontecem por acaso, e acredito que a maioria deles consiste no fato de não entendermos aquilo que lemos.
Gosto de citar a Bíblia Sagrada porque Ela tem respostas pra tudo. No livro de Neemias, capítulo 8 vers.8,encontramos pessoas lendo a Bíblia (Escritos da Lei) claramente, buscando entender detalhes por detalhes daquilo que se lia pois elas necessitavam entender e não somente ler o que estava escrito. O Salmo 119:130, nos mostra que não apenas a leitura mas a explicação da palavra de Deus, traz luz e dá sabedoria às pessoas simples.
O segredo não é apenas ler, mas entender o que se está lendo. Para os que buscam por em prática o que está escrito em algo que leu, é de suma importância a busca por entender plenamente aquilo que leu, para daí então, por em prática.
Se você tiver uma Prova para responder na Escola por exemplo, você não pode responder todas perguntas aleatoriamente. Se fizer isso não será bem sucedido na nota final . Para que tire uma boa nota, você deve ler, e reler o conteúdo, para que assim, conforme o que você entendeu e aprendeu nos estudos possa responder.
Pra finalizar, recomendo que dentre as suas leituras, você também se aplique à leitura da Bíblia Sagrada. Pratique a leitura! Mas não somente leia mas busque entender aquilo que você está Lendo .
Um forte abraço.
Deus te abençoe!
0 Comentários